Seja bem-vindo
Itatiba,02/05/2025

    • A +
    • A -

    Colômbia inicia processo de paz com facção dissidente do antigo grupo rebelde Farc

    g1.globo.com
    Colômbia inicia processo de paz com facção dissidente do antigo grupo rebelde Farc


    Governo do presidente de esquerda Gustavo Petro está buscando a "paz total" para pôr fim a seis décadas de conflito armado interno que já custou mais de 450 mil vidas. Iván Márquez, ex-número dois da guerrilha dissolvida das Farc, reapareceu em um vídeo anunciando volta à luta armada, em 2019
    Reprodução/ Youtube
    O governo da Colômbia e uma facção dissidente do antigo grupo rebelde Farc, conhecida como Segunda Marquetalia, anunciaram nesta sexta-feira (9) que iniciaram um processo de paz.
    ✅ Clique aqui para seguir o canal de notícias internacionais do g1 no WhatsApp
    Em uma declaração conjunta, os dois lados fizeram planos para a criação de zonas de paz na fronteira, o que poderia ajudar a estimular a economia.
    "Os direitos da população em geral e dos povos étnicos em particular são respeitados e garantidos" nessas zonas, afirmaram. Tanto o governo quanto o grupo acrescentaram que o processo deve ser rápido.
    O governo do presidente de esquerda Gustavo Petro está buscando a "paz total" para pôr fim a seis décadas de conflito armado interno que já custou mais de 450 mil vidas.
    LEIA TAMBÉM:
    Suprema Corte da Colômbia é cercada por manifestantes durante escolha de novo procurador, e juízes saem escoltados
    Israel ordena retirada total de pessoas em Rafah, último refúgio de moradores da Faixa de Gaza
    Procurador especial poupa Biden de acusações criminais, mas dá munição para Trump ao descrever seu declínio cognitivo
    Embora a maioria dos membros das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) tenha se desmobilizado em um acordo de paz de 2016, duas facções principais o rejeitaram. As forças de segurança dizem que eles continuaram a se envolver com o tráfico de drogas e a mineração ilegal.
    A Segunda Marquetalia - que leva o nome de uma cidade na Colômbia - opera principalmente na região da fronteira entre a Colômbia e a Venezuela. O grupo é formado por cerca de 1.670 membros, dos quais 1.060 são combatentes e 610 são de redes de apoio, de acordo com informações obtidas pela Reuters.
    O anúncio do novo processo de paz coincide com a extensão de um cessar-fogo entre o governo colombiano e os rebeldes do Exército de Libertação Nacional (ELN) por mais seis meses.




    COMENTÁRIOS

    Buscar

    Alterar Local

    Anuncie Aqui

    Escolha abaixo onde deseja anunciar.

    Efetue o Login

    Recuperar Senha

    Baixe o Nosso Aplicativo!

    Tenha todas as novidades na palma da sua mão.